domingo, 18 de fevereiro de 2018

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BAIXO SUL DA BAHIA: UMA ANÁLISE DA CASA FAMILIAR RURAL DO MUNICÍPIO DE IGRAPIÚNA

INTRODUÇÃO:

A Educação do Campo trás em suas raízes as experiências de vida dos trabalhadores camponeses a fim de contribuir para a sua permanência e sobrevivência na terra. No sistema capitalista, onde as relações de produção são baseadas no processo de separação dos trabalhadores dos seus meios de produção, os trabalhadores rurais são obrigados a migrarem para as grandes cidades em busca de trabalho e melhoria na qualidade de vida e o que estes trabalhadores encontram é uma realidade ainda mais perversa e excludente dos seus direitos.
Neste sentido, algumas políticas públicas são desenvolvidas, a exemplo do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), instituído em 1998 com o objetivo de fortalecer a permanência dos jovens e adultos no campo brasileiro a partir de um espaço essencial para o desenvolvimento humano, social e político que é a escola. A educação do campo é uma conquista dos movimentos sociais de luta pela terra, que buscaram a partir da educação construir horizontes para continuar na terra. Isto se apresenta como um contraponto às áreas agrícolas que estão voltadas apenas para a reprodução ampliada do capital, onde a terra deixou de ser para o trabalho e passou a ser a terra de negócio.
A educação do campo é uma conquista do Movimento social dos sem-terras que buscou a partir da educação construir a lutas e permanência para continuar na terra. Nas áreas agrícolas que estão voltadas apenas para a reprodução ampliada do capital, a terra deixou de ser para o trabalho e passou a ser a terra de negócio onde para os fazendeiros o que importa é o acumulo da produção. Este trabalho está em processo inicial de pesquisa e propõe-se a analisar os benefícios e contradições da inserção da Casa Familiar Rural (CFR) de Igrapiúna no Baixo Sul da Bahia.
A CFR da cidade de Igrapiúna está localizada na APA do Pratigi, uma área rica em biodiversidade da Mata Atlântica no Baixo Sul da Bahia que fica a cerca de 500km da capital Salvador. A APA do Pratigi abrange as seguintes cidades: Ibirapitanga, Piraí do Norte,
Igrapiúna, Ituberá e Nilo Peçanha. Quanto à divisão a APA é composta por três Ecopólos: I – Cordilheiras, II – Vales e III – Litorâneo, que são áreas com ambientes específicos e bem definidos e também com potencialidade para geração de trabalho e renda para a comunidade local. Quanto a unidade de ensino de Igrapiúna possui o ensino regular (1º, 2º e 3º ano do ensino médio, além do nível de ensino técnico), as disciplinas são comuns ao currículo das demais escolas buscando correlacionar com a Pedagogia da Alternância.
O objetivo principal proposto pela Casa Familiar é manter os jovens trabalhando no campo, tentando assim diminuir os altos índices de migração para os núcleos urbanos. A CFR tem em sua metodologia a Pedagogia da Alternância onde os alunos permanecem uma semana em tempo integral na Casa Familiar e retornam para as suas propriedades para o exercício da aprendizagem. Os alunos são acompanhados por educadores agrônomos em suas respectivas propriedades com o propósito de avaliar e orientar como os alunos estão aplicando as atividades desenvolvidas na escola. A educação do campo torna-se para esses jovens do Baixo Sul da Bahia a oportunidade de permanência na terra e também a construção de suas identidades enquanto sujeitos de direitos.

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